Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. 2 Coríntios 5:17-20

domingo, 24 de julho de 2011

Uma igreja Diabética



Não errais vós por não conhecerdes as escrituras nem o poder de Deus? (Mc 12.24)


O diabetes é provocado devido a dificuldade do organismo de absorver o glicose (açúcar) ingerido. O carboidrato (massas) quando ingerido torna-se glicose no processo de digestão.

O mais interessante é que a glicose é fonte de energia que as células precisam para trabalhar, para movimentar. Quem introduz a glicose (da corrente sangüínea) nas células é a insulina; substância produzida pelo pâncreas. Quando há pouco ou nenhuma insulina a glicose deixa de entrar nas células, permanecendo na corrente sanguínea.

Isso é diabetes: glicose em excesso no sangue.

As conseqüências do diabetes passam pelo infarto, AVC, cegueira e até perda de membros (dedo, pé, perna, mão, braço...)

Além da má produção de insulina pelo organismo outras situações contribuem para o aparecimento do diabetes tais como o consumo em excesso de doces e massas e a falta de exercícios físicos, ou seja, má alimentação e sedentarismo.

Entretanto, quando/como uma igreja se torna enferma, diabética?

Assim como fisicamente, espiritualmente também não podemos nos dar ao luxo da má alimentação e do sedentarismo espiritual.

Espiritualmente, quais exercícios podemos fazer? A oração.
E com o que nos alimentaremos bem? Com a palavra de Deus.

Porém, na comparação com o diabetes a oração será comparada à glicose e a palavra comparada à insulina.

Trocando em miúdos, a oração é para nós como o açúcar, aquilo que nos dá energia, que nos movimenta, que produz força. Sabemos que a oração faz toda diferença, ela nos coloca em comunhão com Deus; a oração move o braço de Deus (Jr 29.12), ela sustenta a obra, é a chave para o avivamento (At 1.14), o termômetro espiritual do crente, é a qualificação para qualquer ministério.

Todavia, só a oração (glicose) sem o conhecimento da palavra (Insulina) não é o suficiente, se vivermos só de oração vai dar problema; não erramos nós por não conhecermos as escrituras nem o poder de Deus? (Mc 12.24)

Toda nossa energia só será benéfica se fizermos os exercícios corretamente. Se não conhecermos a palavra viveremos de motivações erradas, de orações contrárias; seremos insubordinados, insubmissos (os super crentes, que tentam justificar todas as suas atitudes nas orações).

Precisamos de insulina (a palavra) em abundância: habite, ricamente em vós a palavra de Cristo! (Cl 3.16)

É a palavra de Deus que produz o testemunho necessário de cristão. Uma igreja diabética é uma igreja incoerente; prega mas não vive, promete mas não cumpre. Confessam que conhecem a Deus mas negam-no com suas obras (Tt 1.16).

A oração aliada a palavra de Deus é a solução eficaz para desfrutar das promessas de Pai para nossas vidas. A conversão do cônjuge virá não só porque oramos, mas porque oramos e somos praticantes da palavra, ou seja, damos testemunho. A cura virá não porque oramos, mas porque oramos e cremos no Deus da palavra.

Caso não tenhamos insulina (palavra) corremos o risco de ficarmos cego, perdermos muitos membros (e muitos nas igrejas se perdem por não vivermos a palavra de Deus) e até mesmo entrarmos em colapso e morrermos.

Portanto irmãos vamos valorizar a palavra de Deus tanto quanto valorizamos a oração. Precisamos tanto de uma quanto da outra. Não estou aqui menosprezando a oração mas lembrando que estão em pé de igualdade e são ambas ecensiais para a vida espiritual e não podem viver isoladamente, assim como o açúcar e a insulina.

Apesar de os médicos dizerem que o diabetes não tem cura, eu creio em um Deus que cura o diabetes tanto físico como espiritual.

Deus cura nos do diabetes espiritual, que nós como filhos teus amemos tanto ler e meditar na palavra quanto te buscarmos em oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário